Blog Finanças

3 hábitos para manter suas finanças pessoais equilibradas

3 hábitos para manter suas finanças pessoais equilibradas
Eli dos Anjos
Escrito por Eli dos Anjos

Hoje, nesse artigo eu vou falar sobre 3 hábitos para manter suas finanças pessoais equilibradas.Sabemos que manter um hábito não é fácil, requer disciplina, mas é super possível.O primeiro passo é tomar a decisão de querer mudar, em seguida, ter a disciplina de fazer todos os dias a mesma coisa até que ela se torne um hábito.Sei que você é capaz!

Essa regra pode ser adotada em várias áreas da sua vida como: saúde, educação e com as finanças não seria diferente.

Então bora construir bons hábitos em suas finanças pessoais?

3 hábitos para manter suas finanças pessoais equilibradas:

1.Planilha

Controlar as tentações que estão  a nossa volta a todo momento é um desafio. Então ter uma planilha simples, fácil e prática para o nosso dia a dia, vai nos ajudar a manter o foco e dizer não para as tentações.

O mais importante e você ter o controle de sua entradas e saídas de dinheiro.E vou te passar uma dica que eu considero ser a cereja do bolo: tenha o previsto x realizado em sua planilha.

Olha só, nesse vídeo com o tema Como fazer sobrar dinheiro, eu explico a importância de você ter anotado o Previsto ( o que você pretende gastar ) e o realizado ( o que você realmente gastou).Assim você tem o total controle dos seus gastos!


Ao controlar efetivamente suas finanças pessoais e registrar todas as receitas e despesas, você terá condições de tomar melhores decisões financeiras, poderá eliminar gastos desnecessários e evitar o consumo desenfreado.

2. Utilizar o cartão de crédito a seu favor

O cartão de crédito com certeza traz muitas facilidades (se você utilizá-lo a seu favor), mas se não houver o devido planejamento e controle, os gastos acabam te trazendo muita infelicidade!

Escolher quando usar o cartão de crédito é muito importante. Quando usar?

Quando você for até o estabelecimento com o dinheiro na mão para fazer a sua compra à vista e a loja não te fornecer o desconto e ainda te oferecer 10x parcelas sem juros, volte o seu dinheiro para o seu investimento e passe o cartão de crédito.Você estará ganhando dos dois lados!

Mas, se você tem dificuldade em controlar seu consumismo, evite utilizar o cartão de crédito e procure comprar sempre à vista.Fica a dica!

3.Evitar empréstimos:

Quem já deveu cheque especial ou cartão de crédito sabe o quanto isso é doloroso.Vivemos num país onde as taxas de juros do cheque especial ou rotativo do cartão de crédito são os mais exorbitantes do planeta.Par muitos, o cheque especial e o cartão de crédito virou uma extensão o salário.Se você está nessa estatística, pare agora , reflita, calcule, recalcule e cancele essas 2 modalidades de empréstimo.Para o bem da sua saúde financeira!

Para muitas pessoas, os empréstimos acabam se tornando uma rotina. Nestes casos, não é incomum que, antes de concluírem o pagamento, renovem o empréstimo, o que acaba virando uma bola de neve gigante. Se você se encontra exatamente nesta situação, pare o mais rapidamente possível.

E um grande segredo é: viva um degrau abaixo da sua realidade.Gaste menos do que ganha e invista o que sobra!

Dica de leitura: Como organizar as minhas finanças.

Espero que esses 3 hábitos para manter suas finanças pessoais equilibrada tenha sido útil.

Deixe seu comentário e compartilha com os seus amigos!

Ah, não deixe de se inscrever no meu canal do You Tube e ativar o sininho para não perder os vídeos novos!

Até o próximo artigo!

 

Sobre o author

Eli dos Anjos

Eli dos Anjos

Eu me chamo Eli,sou Escritora,Palestrante e Consultora de Finanças Pessoais.
Ajudo famílias a saírem das dívidas através da organização e planejamento financeiro!

Deixe um comentário