Já sei, tem mais dias sobrando no final do mês do que dinheiro? Então vou te dar 4 dicas para você controlar o seu dinheiro!

Controle financeiro é muito importante para não cairmos na armadilha das dívidas. Infelizmente muitas pessoas negligenciam essa parte fundamental para se manter a saúde financeira saudável.

Nesse artigo eu vou te dar dicas de 4 ferramentas simples, prática e fácil para manter a as contas em dia.Vamos lá?

4 dicas para você controlar o seu dinheiro:

1.Tenha uma agenda, um lápis e uma borracha.

Parece muito simples não é? Mas essa técnica ajuda muitas pessoas a terem suas finanças controladas e evitar de entrarem nas dívidas do cheque especial e do cartão de crédito, que por sinal são as taxas mais altas e abusivas do planeta.Então não corra esse risco!

Registrar todas as entradas e saídas de dinheiro é fator determinante para descobrir onde reduzir os gastos e conseguir economizar.

2.Use envelopes!

Sim.Essa prática é bem simples, eu já usei essa técnica e gostei bastante.Você pode separar os envelopes para colocar o dinheiro das contas:

  • fixas ( aluguel, água, luz,gás,telefone,escola das crianças)…
  • variáveis (supermercado, gasolina)…
  • Lazer (restaurantes,passeios,pizzaria)…
  • Higiene…

Enfim, coloque o dinheiro dessas áreas da sua vida nos envelopes e vá gastando durante o mês.Você perceberá que ter o dinheiro para comprar à vista fará com que você cuide mais por conta da sensação de escassez que o cartão de crédito não traz.Lembre-se sempre de pedir descontos!

3. Planilhas

Confesso que como grande parte das pessoas, eu não gostava de planilhas até passar a usar a minha e posso garantir que hoje eu não vivo mais sem esta planilha.Virou uma caso de amor,rs

Com uma planilha, eu consegui otimizar meu tempo e ter uma noção bem ampla dos meus gastos.Lembrando que o mais importante é ter os gastos revistos X gastos realizados.

4. Aplicativos

Que os apps vieram para ficar, isso não se discute! Para quem é antenado e gosta de tecnologia, existem aplicativos maravilhosos que tem conexão com a conta corrente, sendo assim, ao passar o cartão no supermercado, na hora o cliente já tem essa saída de dinheiro registrada no app.Funciona assim com o cartão de crédito Nubank ( eu tenho o cartão de crédito Nubank e amo!)

Indico o aplicativo Guia Bolso para você ter controlar 0 se dinheiro.E antes que você se questione se é seguro, eu respondo que sim!

Aqui nesse vídeo eu falo sobre essas dicas e se você gostar do vídeo, compartilhe e se inscreva no canal e ativa o sininho também para não perder nenhum vídeo!


O mais importante é: descubra uma maneira de controlar o seu dinheiro.Se você está gastando mais do que ganha, sinto informar, mas você está vivendo um padrão que não é o seu!

Gaste menos do que você ganha!Controle todas as entradas e saídas de dinheiro, organize sua finanças e assim você verá que sobrará mais dinheiro do que dias no final do mês!

Ah, e o que fazer com o dinheiro que sobrar no final do mês? Gastar? Definitivamente NÃO!

Invista esse dinheiro na realização dos seus sonhos. Aprenda a poupar para realizar a longo prazo.

Dica de treinamento : Organizando minhas finanças

Espero que você tenha gostado desse artigo.Deixe seu comentário aqui abaixo do que achou.

Até o próximo artigo.