Blog Finanças

Como não pagar tarifas e taxas bancarias?

como não pagar tarifas e taxas bancarias
Eli dos Anjos
Escrito por Eli dos Anjos

Como não pagar tarifas e taxas bancarias cobrada pelos bancos?

Tem momentos que precisamos sentar e analisar todos os nossos gastos.Aí percebemos o quanto de dinheiro que estamos gastando desnecessariamente.Um deles é a tarifa que pagamos para os bancos!Mas você sabia que tem direito a uma conta isenta de taxas?Humm, não sabia? Pois é.E por quê será que eles não contam..

Aqui nesse vídeo eu falo sobre como não pagar tarifa bancária!


Saiba como não pagar tarifas e taxas bancarias:

Exija o seu Pacote essencial gratuito em qualquer banco.

Em 25 de novembro de 2010, o Banco Central instituiu que todo banco é obrigado a oferecer uma quantidade pré-determinada de serviços gratuitos definido como pacote de serviços essenciais.

Isso quer dizer que quando você for abrir sua conta corrente, basta pedir ao seu gerente do banco, a adesão ao pacote de serviços essenciais para não ter que pagar a famosa “taxa de manutenção mensal”.

É importante que você entenda que este pacote tem uma quantidade limitada de operações que você poderá realizar, caso ultrapasse o limite, você será cobrado por isso!

Não importa se você é um cliente comum, especial, premium, máster ou qualquer outra designação. Você tem direito a escolher qualquer um desses pacotes, inclusive o essencial, que é sempre gratuito.Se você possui uma conta corrente nos bancos: Itaú, Bradesco,Santander e Caixa, você tem direito a uma conta essencial com tarifa zero.

O que está incluso neste pacote essencial:

No pacote essencial, você tem direito aos seguintes serviços por mês:

  • 4 saques,
  • 2 transferências entre contas do mesmo banco,
  • 2 extratos impressos e
  • fornecimento de até 10 folhas de cheques.

Para qualquer operação realizada que não estiver listada acima ou que ultrapassar os limites definidos, você será cobrado de acordo com a tabela de tarifas vigente do banco.

Assim, se você precisar por exemplo, realizar um quinto saque mensal, haverá cobrança de tarifa por ter excedido o limite de 4 saques mensais.

Como pode ver, essa conta essencial atende muito bem as necessidades do cliente, porém o lado ruim é que não tem transferências eletrônicas como Teds e Docs, os quais são muito importantes na hora de diminuir os custos para investir o seu dinheiro numa corretora!

Mas com a modernidade veio a facilidade também.Existem as contas digitais que vieram para ficar!

Qual a vantagem de uma conta digital?

A vantagem é a isenção de tarifas bancárias se você utilizar a conta somente por meios eletrônicos.

É possível  fazer transferências de dinheiro por DOC ou TED entre instituições financeiras diferentes ou para sua conta numa corretora de valores sem cobranças.

Assim, os custos para investir o seu dinheiro diminuem.

Qual a desvantagem de possuir uma conta digital?

Não possui uma agência, guichê de caixa ou atendimento pessoal por telefone.

Isso se deve porque ela foi pensada para ser usada somente por meios digitais, portanto qualquer serviço executado fora de um meio eletrônico será tarifado conforme tabela de tarifas da instituição financeira.

O importante é que você saiba que é um direito seu exigir a troca de pacote e com pequenos cortes você vai organizando as suas finanças .Assim, você vai projetando um futuro mais próspero!

E se esse artigo foi útil pra você, comente aqui abaixo, compartilhe com seus amigos e se inscreve lá no meu canal ok!

Até o próximo artigo.

Sobre o author

Eli dos Anjos

Eli dos Anjos

Eu me chamo Eli,sou Escritora,Palestrante e Consultora de Finanças Pessoais.
Ajudo famílias a saírem das dívidas através da organização e planejamento financeiro!

Deixe um comentário