Pra quem não entende nada de finanças, uma dúvida comum é: por onde e como organizar minhas finanças?Diante de uma bagunça, chega um momento em que precisamos arrumar as nossas contas e se você tem dívidas, vou dar dicas para você se organizar e se planejar!

Por onde e como organizar minhas finanças?

1. Levante todas as entradas e saídas de dinheiro!

É impressionante o número de pessoas que não sabem quanto ganham na real e muito menos quanto gastam!

É preciso sentar uma tarde e levantar tudo o que entra na sua conta física.Caso você seja um autônomo, tenha uma conta jurídica separada da conta física, pois assim você não irá misturar “os dinheiros”.Só isso já irá te dar uma clareza muito grande da sua real situação

2.Cartão de crédito não é despesa!

Levante cada item gasto do seu cartão de crédito.É importante saber quanto você gastou de gasolina, mercado, lazer, gastos com seu animal de estimação…Assim, você saberá em que tamanho está a sua dívida, caso você a tenha!

3.Analise em qual área da sua vida você está gastando mais!

Se você tem dívidas, é muito importante reduzir e até mesmo cortar gastos! Veja a sua conta de luz e água, sempre conseguimos reduzir.

Reduza o lazer, dando preferência sempre ao que te dá mais alegria,assim, você terá forças para continuar a economia….

4.Tenha objetivos e metas.

Economizar por economizar, não faz sentido.Se você guardar o seu dinheiro sem um propósito, qualquer promoção, qualquer tentação fará você desistir de permanecer com o dinheiro guardado!

Portanto, tenha um propósito.Coloque no papel a tão sonhada voagem, o tão sonhado carro, a casa própria a troca de guarda-roupa,a reforma da casa…enfim, tenha seus sonhos bem claros para não cair em tentação!E em seguida, estabeleça metas com datas, pois uma meta sem datas é apenas um sonho! E o nosso intuito é realizar esses sonhos, certo?

5. Tenha uma planilha!

Sei que ela é odiada por muitos, confesso que eu também odiava planilhas,rs, mas depois que comecei a usar a minha planilha eu passei a amar e não vivo mais sem ela!Nela eu visualizo os gastos previstos x gastos realizados (esse é o segredo da planilha).

Com uma boa planilha em mãos, você ganha muito tempo e consegue ter uma visão bem clara e ampla da sua situação financeira e assim poderá tomar decisões baseadas nela.Essa planilha eu disponibilizo no meu treinamento: Organizando minhas finanças!

Foi pensando nas dúvidas de quem não entende nada de finanças, que resolvi criar um curso para pessoas que querem aprender a se organizar e se planejar financeiramente e claro, começar a realizar seus sonhos!Sim, é possível realizar todos os seus sonhos com a organização e planejamento financeiro.Esse treinamento está na maior plataforma de cursos on line: a Udemy e por um preço super acessível.

Link do treinamento: https://www.udemy.com/organizando-minhas-financas/

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais:


Organizar as finanças é o primeiro passo para ter um futuro livre de dívidas e de paz, pois uma vida cheia de dívidas é uma vida financeira doente.

Portanto, comece hoje a colocar em prática todas as dicas que você aprendeu aqui e volte aqui e comente o que mudou!

E se você gostou desse artigo, se ele foi útil pra você, compartilhe com mais pessoas e se inscreve lá no meu canal e ativa o sininho para não perder nenhum vídeo.É de graça!!

Até o próximo artigo.