Blog Finanças

Descubra a importância da Reserva de Emergência

Reserva de emergência
Eli dos Anjos
Escrito por Eli dos Anjos

Help! Porque eu demorei tanto pra entender a importância da Reserva de Emergência?!

Exatamente.Eu guardava dinheiro sabe, mas não demorava muito eu ia lá e gastava, afinal eu precisava dele.Porém, ao entender o que é e para que realmente serve, minha visão sobre o dinheiro mudou!

Como já falei em outros posts aqui, guardar dinheiro por guardar é muito chato e sempre caímos em tentação.

Mas quando temos um objetivo e entendemos a importância da Reserva de emergência, conseguimos finalmente tê-la e cuidar dela,rs.

Imprevistos acontecem e é importante que ele não nos pegue de “calças curta!Ninguém está livre disso.

Nesse vídeo eu falo sobre o assunto! Assista até o final.


E para que serve a Reserva de emergência?

Gosto de ressaltar que a Reserva não é somente para casos de “Emergências Ruins”, como: ficar desempregado, o carro quebrou, o filho ficou doente, surgiu uma dívida….ela também serve para comprar aquele carro que está com um preço bem abaixo do mercado, a moto que um amigo está vendendo,um terreno bem em conta, aquela viagem imperdível…. enfim, como você pode ver, a reserva de emergência é uma benção em várias ocasiões, e  a falta dela pode ser um desastre, levando ao caminho das dívidas.

Como assim a falta de reserva pode me levar as dívidas?

Numa emergência, principalmente a ruim, podemos recorrer aos empréstimos mais fáceis que são : cheque especial ou cartão de crédito. Eles tem as taxas de juros mais exorbitantes do planeta por conta da facilidade do empréstimo caso precisamos deles!Então fuja desses empréstimos.

Qual o valor para começar a criar a minha reserva de Emergência?

Para calcular a reserva de emergência, é necessário que você levante qual o seu custo mensal e multiplique por 6 (meses)?Supondo que seu custo mensal seja de R$3.000,00 por mês x 6 (meses) = R$ 18.000,00.Essa é a quantia que você precisa para você criar a sua reserva de emergência.

Lembrando que 6 meses é o mínimo para formar a sua reserva.Algumas pessoas juntam até 12 meses ao invés de 6 meses.Isso depende do seu perfil, se você tem um emprego fixo ou é autônomo….

Como sempre digo, organização financeira e planejamento financeiro são fundamentais para uma vida próspera.Digo isso com precisão, pois dessa forma consegui colocar  a minha vida em ordem, me planejar para a realização das metas de curtíssimo prazo, curto prazo, médio prazo e longo prazo!E se você já tem a sua reserva de emergência, comente aqui abaixo como estão as suas metas para realizar os seus sonhos?

E se você ainda não criou a sua Reserva de emergência corre que ainda dá tempo!E se você estiver se perguntando…onde eu guardo esse dinheiro?Supondo que você costuma guardar na poupança, continue.Não é a melhor opção de investimento, mas é melhor ter dinheiro guardado na poupanças do que não ter nada.

Sobre investimentos falaremos nos próximos artigos!

E não se esqueça de se inscrever lá no meu canal e ativar o sininho para receber novos vídeos.

E me siga também lá no instagram: @elidosanjosoficial . Será um prazer ter você por lá.

Até o próximo artigo.

 

 

Sobre o author

Eli dos Anjos

Eli dos Anjos

Eu me chamo Eli,sou Escritora,Palestrante e Consultora de Finanças Pessoais.
Ajudo famílias a saírem das dívidas através da organização e planejamento financeiro!

Deixe um comentário

1 Comentário