Blog Finanças

Vale a pena ter um carro?Minha experiência

Vale a pena ter um carro
Eli dos Anjos
Escrito por Eli dos Anjos

Será que vale a pena ter um carro? Que o carro é o sonho de consumo de muitos brasileiros, disso não há dúvidas.E esse também era um grande sonho meu!Até que um dia resolvi sentar uma tarde e colocar todos os meus gastos no papel. Sinceramente, tomei um susto! Não imaginava que eu gastava tanto com gasolina.

Acredito que eu não quis abrir os olhos, pois já era de se imaginar que uma Ecosport é um carro que gosta de beber gasolina,rs.E sabe o que eu fiz em seguida? Vendi meu carro! Se eu me arrependi? Nãoo.Pelo contrário, o dinheiro do carro eu investi e passei a levar uma vida bem diferente…mas vou te contar tudo aqui nesse artigo.Fica até o final.

Vou te contar o que você deve levar em conta na hora de decidir  comprar um carro ou então vender uma carro, assim como eu fiz.

Vale a pena ter um carro? Minha experiência!

A primeira grande diferença que senti foi em relação a minha saúde.Eu ia de carro até na padaria e por trabalhar muito tempo sentada, na frente do computador, eu sentia muitas dores nas costas e pernas.E pode acreditar, depois que vendi o carro e passei a fazer tudo a pé ou de bicicleta (sim, reformei minha bicicleta velhinha e ficou top) as dores sumiram.

Outra diferença foi em relação ao meu bolso.Só no primeiro mês, economizei R$ 300,00 de gasolina.Pasmem, essa economia foi somente com gasolina!Moro numa cidade mais afastada do centro, então eu andava muito com o carro (quanto morar longe do Centro e mais próxima de uma área verde com pássaros cantando e uma rede na sala, foi uma opção,mas conto num próximo artigo,ok!).

Nesse vídeo, falo sobre a minha experiência após ter vendido o meu carro:

O que levar em conta antes de comprar um carro?

  • IPVA
  • Seguro obrigatório
  • Licenciamento
  • Despachante
  • Seguro
  • Estacionamento
  • Manutenção
  • Combustível
  • Custo de Oportunidade

Aqui nem citei a desvalorização do carro ao sair da loja, o que atualmente custa de 10% a 15%.E quanto mais caro um carro, maior a desvalorização e maior os seus custos.Portanto, planejamento e organização financeira nesse caso é fundamental para que o carro não deixe de ser a realização de um sonho para se tornar um pesadelo no seu orçamento!

Preço X Valor

Claro, que um carro não tem apenas desvantagens.Tem o seu lado maravilhoso também. Trabalhar e se planejar para realizar o sonho de ter um carro é incrível.

Famílias que tem crianças pequenas sabem o quanto é útil um carro.

Se a pessoa precisa de uma locomoção para ir ao trabalho, também é muito importante.

Agora, o importante é entender que um carro não é um Ativo e sim um Passivo!

Mas quando um carro pode ser um ativo?

Quando você compra ele e usa para trabalhar, pois assim esse automóvel estará te gerando uma renda!

E hoje, muitas pessoas trabalham assim.Essa é uma excelente opção de renda extra.

Outras alternativas além do carro:

Que os aplicativos vieram para ficar, já sabemos.Eles literalmente são uma mão na roda.

Existem aplicativos como:  Uber, Cabify, 99, entre outras empresas, que oferecem opções de deslocamento com conforto, rapidez e preço competitivo.

Por fim, não podemos esquecer do velho e antigo ônibus, que sem o mesmo conforto e rapidez, ele te deixará no destino desejado!

Espero que este artigo tenha te ajudado e que a minha experiência tenha contribuído caso você esteja com dúvida se vale a pena ter um carro ou não!

Se inscreve lá no meu canal e ativa o sininho para não perder os vídeos sobre finanças, economia…

Até o próximo artigo!

 

 

Sobre o author

Eli dos Anjos

Eli dos Anjos

Eu me chamo Eli,sou Escritora,Palestrante e Consultora de Finanças Pessoais.
Ajudo famílias a saírem das dívidas através da organização e planejamento financeiro!

Deixe um comentário